Criei uma página no Instagram: e agora?

Segundo os dados disponíveis no estudo Os Portugueses e os Social Media, da Marktest Consulting, o Instagram ocupa, atualmente, a segunda posição dos social media com mais notoriedade em Portugal, apenas com o Facebook à sua frente. Mas que papel e importância pode ter ele para e nas organizações?

É importante começarmos por entender porque é que este social media cresceu e tem sido, cada vez mais, utilizado a nível organizacional. Uma imagem vale mais que mil palavras, isto pode até ser um cliché mas a verdade é que uma imagem faz toda a diferença e pode criar um impacto muito maior do que apenas uma frase. Mas então porque é que as empresas utilizam tanto o Instagram? Porque ele é uma grande ferramenta que pode ser utilizada de forma a criar uma ligação mais próxima entre uma empresa e os seus públicos. Por outro lado, este social media é uma excelente forma de aumentar ou criar uma imagem visual muito forte. Como é que isto é alcançado? Criando um padrão no que toca às partilhas que são feitas no Instagram, de forma a não fugir ao mesmo e gerar uma imagem que permaneça e que cative os públicos.

Um excelente exemplo de bom aproveitamento deste social media é feito pela marca Victoria’s Secret. A empresa mantém, desde sempre, o mesmo padrão no que toca às publicações que faz. Realça sempre os seus produtos de forma brilhante, destacando também as modelos, pois são sempre os anjos da marca que aqui aparecem e não outras modelos.

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Uma forma de utilizar o Instagram para atrair e fidelizar públicos e saber se isso está a ser alcançado, é através do Instagram for business. Mas no que consiste esta plataforma? Ela tem três objetivos: aumentar a divulgação dos conteúdos, despertar o interesse dos públicos e atrair clientes. Para poder utilizar esta ferramenta, basta converter uma página de Instagram para um perfil profissional. Desta forma, o gestor da página passa a ter acesso a todo o tipo de estatísticas sobre a sua página. É possível saber quem são os seguidores da página, qual a sua faixa etária, o sexo e a localização dos mesmos. É também possível verificar as estatísticas de cada publicação, ver qual o alcance que esta teve e quais as impressões e interação das pessoas que a viram. É ainda possível promover uma publicação e ver as estatísticas da publicação original e da mesma após ter sido promovida. Com a criação do Instastories, o Instagram for business possibilita ainda o acesso às estatísticas das histórias publicadas, estando essas disponíveis durante os 14 dias que sucedem a publicação.

Um outro exemplo de bom uso do Instagram foi feito pela Lightricks, uma empresa de criação de aplicações móveis. Eles utilizaram este social media para divulgar a sua nova app Enlight, uma aplicação de edição de fotos para Ios. Para alcançarem sucesso, a empresa divulgou uma série de vídeos onde, nos mesmos, colocaram um botão que dava acesso direto à App Store e onde as pessoas podiam, imediatamente, descarregar a aplicação. Esta empresa investiu ainda na promoção destas publicações no Instagram, de forma a terem mais alcance. Estes vídeos mostravam as funcionalidades da aplicação de forma criativa, o que, no fim da campanha, fez com que a empresa alcançasse mais de 300 mil downloads e o primeiro lugar no top de aplicações globais pagas mais descarregadas.

Para chegar ao sucesso dos exemplos mostrados, é necessário algo muito importante: organização. Não bastam apenas fotos bonitas, é necessário muito mais que isso porque postar uma foto só por postar, qualquer um faz Como tal, falta destacar os tópicos essenciais a seguir aquando da criação de uma página no Instagram.

Biografia

A biografia tem um aspeto muito importante e que deve ser destacado, pois é o único local onde se podem colocar links diretos e clicáveis para aceder a um site. Desta forma, deve ser aproveitado por uma organização para colocar o link para o site oficial ou para o local de mais importância para a mesma. A biografia deve ser atrativa e, por isso mesmo, é fundamental que ela esteja organizada e possa ter uma fácil compreensão, sendo que os aspetos fundamentais que têm que estar aqui presentes são: 1. O nome da organização; 2. O email ou outro meio de contacto, como o número de telemóvel; 3. A localização da organização, ou seja, a morada da sua sede, caso ela seja física; 4. Uma frase objetiva que resuma a organização, a sua área de atuação e o que é; 5. O link para o site oficial da organização. É importante ainda que a imagem de perfil corresponda à identidade visual da organização e que tenha algum destaque. A agência Notable é um bom exemplo de uma empresa que aplicou estes pontos de forma bem sucedida.

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Fotografias

“A primeira impressão é a que fica” – Este deve ser um aspeto muito importante a considerar pois é fundamental considerar que todos os dias novos utilizadores e possíveis clientes poderão aceder ao perfil, como tal, é crucial garantir que todas essas pessoas vão gostar do que vêm, de forma a quererem seguir a página. Para isso, é essencial caprichar nas fotos, sabendo sempre que quantidade não é qualidade e que, por isso mesmo, é melhor postar menos fotos e apostar na qualidade e eficácia das mesmas nos públicos. É ainda importante seguir sempre o mesmo padrão visual, de forma a não fugir à identidade visual que a organização quer transmitir. Contudo, é importante descobrir aquilo que mais agrada ao público, o que pode ser verificado através do Instagram for business e a partir daí, se necessário, fazer algumas alterações.

Divulgação nos restantes social media

Não basta apenas criar um Instagram, é necessário ter a certeza de que este é bem aproveitado e de que todos têm acesso ao mesmo. Como tal, é importante, não só, promover algumas publicações como, também, partilhá-las nos restantes social media da organização, de forma a levar os públicos a acederem a esta página. É ainda fundamental criar, no site oficial e nas biografias das restantes social media, um link de acesso a esta página.

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O Instagram tem, atualmente, cerca de 500 milhões de utilizadores em todo o mundo e é o social media com mais potencial de investimento atual pois cresce cerca de 23% ao ano, mais do que o dobro de crescimento de todas as restantes social media do mundo. A sua utilização é simples, como já deu para entender, o que faz desta aplicação uma ferramenta muito útil e importante para as organizações. Deve então ser utilizada pois consegue estabelecer uma maior ligação entre público e organização. Concluindo, o Instagram é, sem dúvida, o social media do momento, principalmente para atingir a faixa etária de pessoas entre os 18 e os 35 anos, ou seja, os públicos jovens adultos.


Catarina Freire

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