Akí: Como funciona a comunicação?

“Akí é facil fazer”. À primeira vista parece que tudo funciona na perfeição nesta loja e que vamos entrar aqui a sorrir e saímos ainda mais felizes, então decidi vir comprovar se é bem isto que acontece.

Para o desafio desta semana, pus-me a caminho da loja Akí para descobrir realmente se a comunicação aqui feita, do ponto de vista das Relações Públicas, é eficaz. Mal cheguei ao local consegui detetar uma comunicação sazonal na zona exterior da loja muito bem sucedida porque sempre que chega a primavera disparam as montras de jardins, barbecues e tudo o que se relaciona com decoração de jardim com os números do preço dos produtos em grande destaque. Mas calma, deixem passar mais uns dias que as piscinas já vão estar em força, pois bem vistas as coisas, o verão está aí à porta. Nota-se, de facto, que nas diferentes estações do ano, os destaques são alterados, o que me leva a atribuir, desde já, um primeiro ponto positivo à comunicação dos produtos desta loja.

Avançando um pouco, entro na loja e sou recebida com uma placa a dizer “Seja bem-vindo”. Muito bem Akí, gostei de me sentir bem recebida, mais um ponto a favor da vossa comunicação. Mas a verdade é que antes de ver esta placa, o meu primeiro foco foi o da secção da luz que se encontrava logo à minha direita. Tudo muito bonito e iluminado e é aqui que, de repente, vejo um grande truque que, sem dúvida, merece uma salva de palmas. No meio da iluminação toda e com o seu devido destaque o que é que eu encontrei? Um mega cartaz que só estava nesta zona e dizia “já fez like no nosso facebook?”. Uau Akí, vocês não brincam. Que local mais adequado para fazer uma comunicação destas, não esperava algo tão bem feito mas é, de facto, uma estratégia muito bem pensada.

20170501_145232.jpg

Estava tudo a correr lindamente até que tentei encontrar alguma identificação que me orientasse sobre as áreas da loja em que estava. Eu procurei e procurei até que, já quase em desespero, olhei para cima e puff, lá estava a identificação das áreas, todas muito bonitas e com cores diferentes mas quase no teto… Ponto muito negativo a meu ver. Só se eu estiver no outro lado da loja é que consigo ver bem a identificação da área. Não sei se o objetivo é mesmo esse, que a localização seja vista a uma longa distância, mas acho essa comunicação pouco eficaz porque assim tornou-se difícil eu saber onde estava e cheguei a sentir-me um pouco perdida enquanto não percebi que a identificação estava quase no “3º andar”. Menos uns pontinhos na minha avaliação. Mas isto voltou a acontecer também com os tecidos que eles têm na loja. Os rolos estão todos em cima uns dos outros mas, estrategicamente, colocaram uma placa com uma amostra de cada um para que os clientes possam ver, o que acontece é que, mais uma vez, estão fora do campo de visão das pessoas, o que acaba por fazer com que, só depois de remexermos aquilo tudo, é que encontramos, lá bem no cimo, as amostras e os preços. Vamos lá pensar melhor nisto Akí, só têm a ganhar.

Mas como nem tudo são coisas más, consegui verificar que o plano de evacuação de emergência estava perfeitamente assinalado. Em quase todos os corredores da loja consegui encontrar uma placa que me guiava para uma das duas saídas de emergência. Isto é um fator muito importante e que por vezes é desvalorizado mas os responsáveis pela comunicação do Akí estiveram muito bem neste aspeto. Mas se por um lado há muita informação sobre as saídas de emergência, já quanto aos postos de ajuda ao cliente não se pode dizer o mesmo, que são tão fundamentais neste tipo de lojas e só existem dois. Dois postos de ajuda e adivinhem com quantos funcionários lá? Isso mesmo, zero! E o pior é que estes postos estavam os dois num canto da loja que não era nada visível. Muito negativo, é fulcral haver uma melhor comunicação de loja no que toca ao apoio ao cliente porque quase tudo o que se quer comprar nesta loja necessita de auxílio dos funcionários e, para além de não existir nem um por área da loja, eles também não estão nas zonas do suposto apoio.

20170501_144830.jpg

Já que estamos a falar dos funcionários, vou acabar esta avaliação falando neles. A primeira coisa que me chamou à atenção foi o facto de as chapas dos nomes de cada um ter um smile em frente ao mesmo. Gostei bastante desse fator e acho que faz toda a diferença na comunicação e mostra uma preocupação por passar uma imagem mais descontraída e bem-disposta. Muito positivo, mais uma vez. Notei também que seguem normas de conduta específicas no que toca ao atendimento em caixa porque cumprem sempre os mesmos passos quando registam uma compra, começando por dizer boa tarde e perguntando aos clientes se querem a fatura com contribuinte. No fim agradecem sempre. Outro fator que reparei e que tenho que dar destaque é o facto de nas caixas terem um papel a agradecer ao cliente com o slogan “Marca de confiança 2017”, o que mostra a preocupação em comunicar a estes que o sucesso da empresa também é obtido graças a eles e prestando-lhes o devido agradecimento.

20170501_145932.jpg

Numa avaliação global final, o Akí é uma loja com bastante preocupação no que toca à sua comunicação, embora admita que existam algumas falhas que, a meu ver, necessitam de ser reparadas para que a comunicação seja ainda mais eficaz e possa trazer benefícios. Mas, apesar de tudo, acho que esta análise me levou a concluir que existem bons profissionais de comunicação por detrás de toda esta loja e que desempenham bem as suas funções.

Nota: Todas as fotografias deste post foram tiradas em terreno por mim

Catarina Freire

Leave a Reply

Blog at WordPress.com.

Up ↑

